Prefeitura de Pinhais

Prefeito de Pinhais

Luiz Goularte Alves, conhecido como Luizão, nasceu no Município de Marumbi e morou em Kaloré e Jandaia do Sul, Norte do Paraná até os 15 anos, trabalhando na agricultura. Em 1985 optou por fazer o curso de Filosofia na UFPR, ao mesmo tempo em que entrou para o Seminário dos Missionários Xaverianos.

Enquanto cursava a faculdade de filosofia, Luizão vivenciou um período de intensa participação social, e foi nesse momento em que se filiou ao Partido dos Trabalhadores.

Na Pastoral da Juventude foi líder e se tornou coordenador e assessor dos diversos grupos de jovens, que envolvia Pinhais, Piraquara e parte de Curitiba. Como consequência de sua militância política social foi apontado em 1989 como melhor nome para concorrer a prefeito de Piraquara. Essa foi a sua primeira candidatura.

Em 1990 começou a lecionar a disciplina de História nos colégios estaduais da região, e foi diretor do Colégio Estadual da Vila Amélia, que mais tarde passaria a se chamar Colégio Estadual Otilia Homero da Silva. Instituição em que foi diretor por 2 mandatos. 

Em 1992, Luizão, atuou diretamente no debate sobre a emancipação, bem como no plebiscito que optou pela divisão de Pinhais como município. Foi eleito vereador em 1996, sendo o quarto mais votado no município. Luizão ocupou nesse mandato o cargo de vice-presidente da Câmara.

O trabalho como vereador o credenciou para um segundo mandato que iniciou no ano de 2001. Nesse novo mandato, Luizão assumiu a presidência da Câmara de Vereadores. Como presidente da Casa de Leis adotou todos os procedimentos necessários à adequação da administração Pública às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal que veio reorganizar a administração pública.

Como parte do seu plano, no curto período de dois anos em que foi presidente, assumiu o desafio de construir a sede do Poder Legislativo local, feito realizado, sendo que a sede própria foi construída na Avenida Camilo di Léllis.

Como parte de sua trajetória política, no ano de 2006 Luizão foi candidato pela segunda vez consecutiva a Deputado Estadual e obteve a primeira suplência no Partido dos Trabalhadores, com uma votação expressiva. Chegou a assumir o mandato de deputado na Assembléia Legislativa do Paraná, por um ano e três meses. Neste período, teve destaque a sua atuação em defesa dos servidores públicos, em especial os professores, além de diversos outros projetos. Como parlamentar, tornou-se referência na defesa dos interesses da Região Metropolitana de Curitiba.

Em 2008, Luizão foi eleito o novo prefeito de Pinhais, obtendo 39.438 votos - o equivalente a 64,20% dos votos válidos. A expressiva votação também fez surgir uma expressiva maioria no poder legislativo através de uma sólida base de apoio.

Luizão realiza um governo fiel aos propósitos apresentados à população que o elegeu, com destaque para a abertura de canal de diálogo com todos os setores da cidade, a criação da Guarda Municipal, a reabertura do Hospital e Maternidade de Pinhais, o Bosque Municipal e grandes investimentos na infra-estrutura da cidade.

Em 2012, ano de novas eleições municipais, Luizão e Marli Paulino, foram reeleitos com 93,7% dos votos – maior percentual registrado em todo o país. A partir de 2013, ao iniciar o novo mandato a gestão dá continuidade ao trabalho de melhorias na infraestrutura do município. Destaque para o plano que prevê a pavimentação de 100% das ruas de Pinhais até o final de 2015, sendo que em 2009 o número registrado era de 45,7%.

O incentivo às empresas, o que contribui para o crescimento acelerado da economia é outra marca da administração. As inaugurações também colocam Pinhais em posição de destaque. Na lista de novos equipamentos estão unidades de ensino, postos de saúde, centro de Assistência Social, parques e praças.

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo

* campos obrigatórios

Serviços Online
Ouvidoria
Dia a Dia
Licenciamento Ambiental

TV Pinhais


Projeto Agentes de Leitura em Pinhais


[ + vídeos ]

Prefeitura de Pinhais
Rua Wanda dos Santos Mallmann, 536
Centro – Pinhais-PR – CEP 83323-400
Fone: 41 3912-5000
©2015. Todos os direitos reservados.