Prefeitura de Pinhais

Símbolos

Brasão de Armas


BAIXAR ARQUIVO EM COREL E JPG

Bandeira em corel

Artigo 2º - O Brasão de Armas do Município de Pinhais, idealizado pelo Professor Douglas Macarthur de Oliveira Boechat, interpretado heraldicamente pela ESIMPAR - Enciclopédia Simbólica Municipalista Paranaense, é um escudo do tipo português, cortado horizontalmente em dois campos desiguais, sendo o campo do Chefe (parte superior) e os demais símbolos integrantes do Brasão de Armas (parte inferior).

I - No campo superior, do chefe, na cor azul, figura um sol nascente, em outro (amarelo), ao meio do escudo, com 05 (cinco) raios retilíneos, iluminando em perspectiva, 03 (três) pinheiros, em verde, de tamanho desiguais, que se constituem no parlantismo do Brasão de Armas.

II - O sol descrito acima, significa unidade, verdade, majestade, abundância e riqueza, representando o novo tempo que se inicia para o município e seus munícipes.

III - Os pinheiros sobrepostos ai sol nascente, correspondem ao topônimo do Município de Pinhais.

IV - O campo inferior do escudo é dividido verticalmente em duas partes iguais, sendo que, na parte inferior direita, em campo amarelo, figura uma flor de Lis em prata (branco), que representa a Padroeira do Município, Nossa Senhora da Boa Esperança e na parte inferior esquerda, em campo verde, figura uma roda dentada, em ouro (amarelo) com 12 (doze) dentes, representando a atividade industrial principal fonte de renda do Município.

VI - Sob o escudo há um liste azul, contendo o topônimo PINHAIS e a data da publicação da Lei 9906/92 de 20.03.1992, que criou o Município de Pinhais. 

 

Bandeira do Município


Artigo 3º - A Bandeira do Município de Pinhais também idealizada pelo Professor Douglas Macarthur de Oliveira Boechat, interpretada heraldicamente pela ESIMPAR - Enciclopédia Simbólica Municipalista Paranaense, será composta de forma retangular, na proporção de 14 (quatorze) módulos de largura por vinte módulos de comprimento.

Artigo 4º - A Bandeira compõe-se de dois campos iguais em forma de triângulo retângulo escaleno, separados por uma faixa em branco de 03 (três) módulos de largura, contendo em seu centro um círculo branco onde é aplicado o brasão de armas.

I - O triângulo superior é na cor verde e o inferior é na cor azul.

II - A faixa em branco, carregada de uma sobrefaixa amarela de 01 (um) módulo de largura, que separa o campo verde do campo azul, parte do ângulo superior direito (lado da adriça), seguindo obliquamente até o ângulo inferior esquerdo.

III - A figura geométrica no centro da Bandeira, em que é aplicado o Brasão de Armas, representando o Governo Municipal, é um círculo em branco que simboliza o infinito, visto não ter princípio nem fim.

[...] Os artigos 5º e 6º referem-se a regulamentação do uso do símbolo municipal em premiações às pessoas que se destacam no Município. [...]

Paço Municipal de Pinhais, 18 de março de 1993.

Hino à Pinhais

Pinhais... Pinhais... Pinhais...
És de um povo varonil...
Terra dos Mananciais
Uma estrela que surgiu...

 Estribilho
Altaneira, vigorosa
Na Terra dos Pinheirais
No canto da gralha azul
Vou cantar de Norte a Sul
Pinhais... Pinhais... Pinhais...


Tua gente é esperança...
O teu céu é cor de anil,
Tua força se agiganta,
No chão deste meu Brasil.


Desfralde tua Bandeira,
No progresso, amor e paz,
Nas cores alvissareiras,
Tu serás sempre Pinhais.


Avante Pinhais, avante,
No caminho do porvir...
Tu serás a mais brilhante
Das estrelas a luzir!


Letra de Valdir Pereira de Araújo 

BAIXE E OUÇA O HINO

 


Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo

* campos obrigatórios

Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo

* campos obrigatórios

Serviços Online
Ouvidoria
Dia a Dia
Licenciamento Ambiental

TV Pinhais


Projeto Agentes de Leitura em Pinhais


[ + vídeos ]

Prefeitura de Pinhais
Rua Wanda dos Santos Mallmann, 536
Centro – Pinhais-PR – CEP 83323-400
Fone: 41 3912-5000
©2015. Todos os direitos reservados.