Jovens de Pinhais recebem certificados de dispensa de incorporação do Serviço Militar

Durante a cerimônia os rapazes, nascidos em 1998, também prestam Compromisso à Bandeira Nacional

PUBLICADO EM 18/10/2016

Centenas de jovens nascidos no ano de 1998 se apresentaram nesta terça-feira (18) para prestar Compromisso à Bandeira Nacional, como prova de fidelidade à Pátria e à Constituição, e receber o documento de reservista. A cerimônia de entrega dos certificados de dispensa do Serviço Militar foi realizada pela Junta de Serviço Militar de Pinhais, no Ginásio Poliesportivo Tancredo de Almeida Neves.

A cerimônia foi realizada em duas fases, nos períodos da manhã e tarde, devido ao grande número de jovens dispensados. O 2º Tenente Pedro conduziu a cerimônia, e orientou os jovens quanto aos procedimentos e a finalidade do ato, além de ressaltar que os interessados em servir às forças armadas brasileiras, podem ingressar de diferentes maneiras, como por meio de concurso.

O prefeito de Pinhais e presidente da Junta Militar do município, Luizão Goulart, falou sobre a participação da juventude na sociedade. “Agradeço a presença de todos estes jovens, acompanhados de seus familiares. Jovens estes que hoje são dispensados do serviço militar, porém não são dispensados do compromisso com o Brasil. E para contribuir com o país vocês precisam se dedicar aos estudos, buscar constantemente uma capacitação profissional, pois assim estarão não só fazendo um país melhor, mas também pensando no futuro de vocês”, disse o prefeito.

Já o Tenente Coronel Marcelo Vieira Mendonça, Subchefe da 15ª CSM, ressaltou a parceria com o município para a realização da cerimônia de dispensa de incorporação, e também enfatizou a importância do serviço militar para o país. “Aos jovens que se encontram aqui hoje, lembrem-se da relevância deste ato e levem isso para a vida de vocês, pois mesmo dispensados, vocês também podem fazer sua parte e contribuir para melhorar o local onde vivem”, disse o Tenente Coronel Mendonça.

A cerimônia contou também com as participações da vice-prefeita de Pinhais, Marli Paulino e demais representantes do Executivo; do Legislativo Municipal, as vereadoras Rosa Maria de Jesus Colombo e Cecília Padovan; Tenente Coronel Marcelo Vieira Mendonça, Subchefe da 15ª CSM; Sargento Marcos Antonio Segura, da 15ª CSM; Capitão Mendes, comandante da 5ª Cia da PM de Pinhais; superintendente da Guarda Municipal de Pinhais, Ari Stermer; também a Banda do Exército Brasileiro, e demais representantes da GM e da Defesa Civil Municipal. Estiveram presentes também pais e familiares dos dispensados.

Vale destacar, que após a dispensa eles estão aptos a realizar diversas atividades, como prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras coisas.